top of page
Silhuetas coloridas de figuras humanas em fundo azul

O envelhecimento é um processo natural da vida. Para envelhecer, basta estar vivo. Chegar à terceira idade, no entanto, não é condição garantida. E, para aqueles que têm a chance de fazê-lo, essa é uma fase da vida marcada por mudanças físicas, possíveis limitações e a necessidade de se adaptar a uma nova forma de estar no mundo. Este trabalho, apresentado na forma de dois episódios de um podcast jornalístico, traz um panorama da terceira idade e do envelhecimento no Brasil. Por meio de entrevistas com idosos e funcionários de instituições para idosos em São Paulo, bem como especialistas no tema, o trabalho busca analisar quais fatores moldam o envelhecimento saudável e como a forma com que lidamos com a população idosa hoje reflete o amparo da terceira idade em um cenário de envelhecimento populacional.

O Brasil está envelhecendo. Dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, de 2000 a 2024, a proporção de idosos na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% (15,2 milhões) para 16,1% (32 milhões). E o crescimento é acelerado. Segundo projeção do IBGE, o número de idosos vai ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos no Brasil em 2030.

EPISÓDIOS

​Episódio 1 – Os velhos são os outros 

 

O primeiro episódio introduz o envelhecimento como fenômeno populacional e as razões por trás dele.  É o episódio do “diagnóstico”; ele aponta que estamos envelhecendo, e nem todos chegam à velhice nas mesmas condições. Apresenta as projeções demográficas, traz o olhar de um especialista em envelhecimento populacional e conta com depoimentos de idosos acolhidos no CAEI Morada São João para trazer uma das faces da terceira idade atualmente.

 

Episódio 2 – Envelhecer é coletivo

 

O segundo episódio fala das duas faces da longevidade. De um lado, o cuidado e a importância do trabalho das instituições para idosos e, do outro, a autonomia na terceira idade. Ele mostra que a ideia de envelhecer bem é relativa e depende de muitos fatores, como vínculos sociais, acesso a serviços, políticas públicas e condições socioeconômicas. Traz uma reflexão sobre o que significa viver muito e viver bem. Para isso, conta com falas de uma especialista, de uma proprietária de um centro-dia para idosos e funcionárias e frequentadoras do NCI Vovó Maria José.

INTRODUÇÃO

Entre em contato!

.

Este site e as artes gráficas associadas ao podcast foram criados por Beatriz Herminio. Desenvolvido com Wix.com.

bottom of page